terça-feira, 7 de abril de 2009

Jan Carlzon* sobre liderança e pensamento estratégico

Hoje em dia, um líder deve ter qualidades […] genéricas: bom senso nos negócios e uma ampla compreensão da maneira como as coisas se encaixam – os relacionamentos entre indivíduos e grupos dentro e fora da companhia e a interação entre os vários elementos operacionais da companhia.

O que se exige é um pensamento estratégico, ou a “visão-helicóptero” – um talento para sobrevoar os detalhes a fim de enxergar melhor a configuração do terreno. A capacidade de compreender e dirigir as mudanças é crucial para uma liderança efetiva.

O líder dos negócios de hoje deve administrar não somente finanças, tecnologia, produção e afins, como também os recursos humanos. Ao definir metas e estratégias claras, transmitindo-as em seguida a seus empregados e treinando-os para assumir responsabilidades de modo a atingir estes objetivos, o líder estabelece um ambiente de trabalho seguro que favorece a flexibilidade e a inovação.

Desta forma, um líder é um ouvinte, um comunicador, um educador – uma pessoa emocionalmente expressiva e inspiradora, capaz de criar a atmosfera certa em vez de tomar ele mesmo todas as decisões.

CARLZON, J. A hora da verdade. Rio de Janeiro: Sextante, 2005


(*) JAN CARLZON. Existem pessoas, cuja visão e capacidade de pensar e realizar o impensável fazem delas marcos de um tempo cronológico bem à frente de sua época. O sueco Jan Carlzon é uma delas.

CEO da companhia aérea escandinava SAS de 1981 a 1993, foi aí que ele colocou em prática conceitos de gestão e liderança ainda algo raros nessa época. O livro “A hora da verdade”, hoje considerado um clássico, conta, justamente, como Carlzon ergueu a SAS da situação crítica em que se encontrava, ao estatuto de uma das melhores companhias aéreas do mundo.

Para tal, reduziu a burocracia, simplificou processos e colocou a ação estratégica diretamente na linha da frente, onde se dá o contato com o cliente. Ao mesmo tempo, reduziu os níveis hierárquicos, comprometendo os gestores de nível intermédio com a qualidade de execução das operações e do atendimento aos passageiros, desde a entrada no aeroporto de partida até a saída do aeroporto de chegada.

Jan Carlzon na atualidade


Leia aqui um excelente resumo de "A hora da verdade", por Eleonora Bassani >>>

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