quarta-feira, 1 de abril de 2009

... No começo ...

«Uma grande viagem começa sempre pelo primeiro passo»
(Provérbio chinês)

Este blog foi pensado em várias faces ou frentes em simultâneo, mas talvez, em primeiro lugar, nos meus alunos, futuros alunos e ex-alunos das disciplinas de Gestão Estratégica e de Elaboração e Análise de Projetos da UNISUL. Com efeito, há algum tempo que sinto a necessidade de proporcionar-lhes uma fonte permanente de reflexões sobre essas duas temáticas e os elos existentes entre elas, tanto na vida diária das organizações, como nas linhas de pensamento dos melhores autores – e no meu próprio pensamento, resultado de uma experiência não alienável em vários países, níveis e setores da vida de empresas e outras organizações.

Pensei, sobretudo, que os alunos não necessitam apenas de uma fonte permanente para consultarem quando o desejarem, ou quando lhes for oportuno, mas, sobretudo, atualizada, contemporânea e, o mais possível, original, ou seja: sem copiar, reproduzir mecanicamente, ou plagiar o que outros pensaram ou fizeram. Na verdade, com exceção de alguns nomes mais significativos, eu arriscaria dizer que se sente certa falta de originalidade no pensamento do Management no Brasil, particularmente, na área de Estratégia. Com efeito, no meio acadêmico brasileiro, por incrível que pareça, é muito comum a divulgação, ad aeternum, dos mesmos autores, das mesmas citações, dos mesmos trechos, da mesma bibliografia, de semestre em semestre, de ano em ano… de formatura em formatura. Ora, o tempo passa… e, enquanto a universidade dorme em sua glória e seu sonho esplêndido, o mundo continua acordado cá fora. E… numa era de incertezas e de tanta coisa para aprimorar, para melhorar nas sociedades humanas, a rotina, começando pela rotina do pensamento, não é boa conselheira: ela pode ter um custo muito elevado.

Por outro lado, o blog O estado da ARS é dirigido, do mesmo modo, a todos quantos venham a procurar subsídios para extrair, da grande área de pensamento e prática da Gestão Estratégica, princípios, reflexões e soluções que, efetivamente, sejam úteis em suas empresas ou outro tipo de organizações; e quem sabe, em suas cogitações para um trabalho acadêmico-científico, especialmente as mais ousadas, justamente porque, sem ousadia, sem aceitar o trabalho gostoso de encontrar alternativas para o pensamento e as práticas rotineiras, não se melhoram as artes nem se faz ciência. E, como escreveu Peter Drucker nessa originalidade genuína que foi sempre sua marca, “Management is practice” – Gestão é prática. Segundo ele, até mais do que isso, é uma arte – uma arte liberal. Porém, o destino fatal dos grandes homens ou mulheres é terem seguidores medíocres e oportunistas e, frequentemente, a parte mais importante de seu trabalho é esquecida, a favor da face mais espetacular, primária ou comercial… com a qual se pode tirar vantagem.

Mas não vamos falar de tudo num só dia. A vantagem do blog é poder ser, também, um diário, um diário do pensamento, desdobrando idéias ao longo do tempo, refletindo, amadurecendo com elas. É desse modo que iremos caminhando e organizando o pensamento deste blog, pouco a pouco, em torno desse e de outros assuntos, interativamente com o leitor, mas tendo como foco principal o pensamento e a prática da Estratégia, como princípio subjacente da Administração, Gestão, Management… como se quiser...

Nenhum comentário: