quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estratégia e valores humanos na organização

Em 2006, fui convidado por um grupo de consultores com base em SP, para integrar uma equipe de concepção, montagem e realização de seminários e cursos, cujo tema central orbitava em torno dos valores humanos na organização. Tratava-se de criar um novo fôlego temático na oferta desse tipo de eventos, no sentido de conseguir, para a empresa, uma expansão estratégica.

Os promotores do projeto eram pessoas ligadas ao coaching e ao desenvolvimento pessoal, inclusive adotando conceitos e paradigmas inéditos no mercado, bastante instigadores, com base em filosofias orientais, em terapias alternativas e em abordagens de psicologia clínica. Porém, os lideres do projeto pretendiam expandir o negócio para outros segmentos de mercado, através da diversificação da oferta para empresas e outras organizações. Minha participação nesse projeto, que decorreu até 2007, foi no sentido de criar uma oferta que ligasse a idéia de desenvolvimento pessoal ao desenvolvimento da organização e, portanto, ao complexo estratégico de base: missão – visão – valores. Naturalmente, os valores da organização foram considerados o pivô dessa mudança.

O trabalho produzido foi extremamente interessante, na medida em que as conclusões tiradas ficaram muito próximas do que conhecemos no trabalho de Senge, Hamel e Prahalad e outros autores, começando pelo clássico McGregor, que despertou nos anos 60, na opinião do mundo corporativo, o interesse pelo desenvolvimento da pessoa dentro da organização. Naturalmente, a temática do projeto incluiu estudos e abordagens de liderança, na medida em que a operacionalização da estratégia implica, normalmente, um estado ativo de relações hierárquicas e interpessoais, formais e informais.

A esse propósito, encontram-se abaixo três artigos intimamente relacionados que redigi no âmbito desse projeto – um deles escrito em parceria com um dos consultores envolvidos - cujo conteúdo gira em torno dessa questão e que, naturalmente, fazem parte do universo gerado pela dicotomia incontornável organização como estrutura vs. pessoas na organização, que se encontra em toda abordagem estratégica.

- Dos valores pessoais aos valores humanos

- Na prática: valores pessoais e valores humanos

- Confiança como fundamento da liderança

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